Um pouco da nossa história

Um pouco da nossa história

Eram anos difíceis, a comunidade vivia sem a mínima estrutura e a luta se apresentava grande e aparentemente invencível.1985,Planalto Água Grande, foi nessa realidade que fundamos a Associação Comunitária com o objetivo de buscar uma melhor infra-estrutura para o Bairro e melhorar as condições de vida da comunidade que vivia em total abandono. Nesta época faltava tudo: Água, esgoto, pavimentação e saneamento básico. Era comum vermos montanhas de lixo espalhadas pelas ruas.

Foi com este ambiente que nos reunimos e fundamos a Associação do Bairro Planalto. E vieram as lutas por uma sociedade mais justa e igualitária. Com as lutas vieram as primeiras vitórias: Construímos nossa Sede própria com um Posto Médico e consultório odontológico, salão de reuniões, salão de esportes.Também realizamos cursos profissionalizantes como corte e costura,tapeçaria e arte culinária. Nesta mesma época realizamos várias semanas da cidadania, com a realização de atividades ligadas à preservação da saúde e higiene pessoal.

Através do Padre Jaime e dos irmãos Belgas, construímos através de mutirões, uma média de 200 casas populares.

Entretanto ainda eram poucas as realizações se comparadas às dificuldades da Comunidade. Foi então que em 1986 instalamos o serviço de alto-falantes que servia para divulgar os trabalhos da Associação e convocar mais pessoas para ingressarem na luta. Surgiu ainda o nosso time de futebol, Associação Esporte Clube, que disputou diversos campeonatos e torneios, chegando a sagrar-se campeão do Juvenil e vice-campeão do Campeonato Municipal de 1987.

Em 1997 tomamos conhecimento do projeto das Radcom (Rádios Comunitárias). Projeto de cunho Federal que visava democratizar as comunicações via freqüência de rádio em FM. Era mais um desafio. Deu-se início a uma luta para enquadrar o nosso Estatuto às Exigências da Legislação. Tivemos que fundar outra Associação, foi muito difícil adquirir todo o equipamento necessário,porém em 22 de Março de 2002 conseguimos a liberação da nossa concessão provisória por parte do Ministério das Comunicações e passamos a operar o que é hoje uma das Emissoras mais ouvidas do nosso Município. Fruto da luta de um grupo de pessoas que naqueles longínquos dias de 1985 acreditaram em um sonho de possuir um Bairro mais digno e humano, sonho de deixar um legado de Justiça e esperança para seus filhos e netos. Hoje somos uma Associação forte, que busca espaço para modificar não somente um Bairro, mas todo o Município.

Só depende de nós sermos mais uma vez vencedores.

Catu, 05 de dezembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido por Paulo Enselmo