7 DE SETEMBRO: EMBATE ENTRE AUTORIDADES POLÍTICAS E MANIFESTAÇÕES MARCAM O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA EM SALVADOR

7 DE SETEMBRO: EMBATE ENTRE AUTORIDADES POLÍTICAS E MANIFESTAÇÕES MARCAM O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA EM SALVADOR

Nesta quarta (7), autoridades baianas estiveram presente nos eventos de comemoração aos 200 anos de independência do Brasil. Assim como eles, manifestantes pró e contra o governo também se fizeram presente exercendo o direito cívico e realizando o livre ato democrático. O Bahia Econômica elencou alguns momentos:

Presente no tradicional desfile do Campo Grande, o governador Rui Costa (PT) aproveitou o momento para alfinetar o seu adversário e candidato a sua substituição, ACM Neto (União Brasil), que faltou o debate na TVE realizado na noite de ontem (6). Segundo Rui, a ausência de Neto demonstra ‘medo e desconhecimento’ sobre o estado

“Fragilidade, medo, temor de demonstrar que não conhece a Bahia. Fica sempre a pergunta aos que não foram: por que estão fugindo de demonstrar no debate? Eu acho que quem falta debate demonstra fragilidade e medo de expor seu desconhecimento do conteúdo, do mérito e da Bahia”, disparou Rui Costa. O debate da TVE foi o segundo que registoru ausência de ACM Neto, que já havia alertado que prefere visitar mais municípios a participar de debates.
O prefeito Bruno Reis, por sua vez, aliado de ACM Neto e seu sucessor na prefeitura de Salvador, saiu em defesa de seu aliado, tocando no principal calo petista nestas eleições: segurança pública.
“Nós estamos em um estado campeão nacional, onde depois de 16 anos o tráfico tomou conta de diversos bairros, as organizações criminosas, as facções que antes a gente só ouvia falar em Rio de Janeiro e São Paulo, agora estão inclusive mais presentes na Bahia e, infelizmente, em Salvador”, iniciou Bruno Reis, repetindo um discurso feito por ACM Neto durante a campanha.
“O Governo não teve a capacidade de combater a proliferação da droga e infelizmente nós estamos tendo que conviver com casos tristes, que causam muita dor, como o caso da morte da jovem Cristal. Efetivamente, o Estado, ao longo desses anos, diminuiu o investimento em segurança. O Estado hoje tem menos policiais do que tinha há 16 anos, um estado que gasta mais com a propaganda do que com a segurança”, disparou Bruno Reis, nas proximidades de onde aconteceu o latrocínio.

MANIFESTAÇÕES
O dia de hoje também foi marcado por manifestações políticas. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição se reuniram no Farol da Barra. O movimento de manifestantes, a maioria vestida em verde e amarelo, é intenso desde as primeiras horas da manhã. Quatro trios elétricos passam pelo local.
Em clima de campanha eleitoral, o ato aguarda a presença do candidato do PL ao governo da Bahia, João Roma, bem como de outras lideranças políticas alinhadas ao presidente. Muitas faixas e cartazes pedindo voto podem ser vistas no local.
Ja no Campo Grande, desde o início da manhã, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares tomaram a região em protesto contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o piso salarial aprovado pelo congresso para a categoria.
Sem a suspensão, os enfermeiros teriam remuneração fixa em R$ 4.750. Os récnicos em enfermagem receberiam 70% desse valor e auxiliares de enfermagem e parteiros ganhariam 50%. O piso é uma demanda antiga da categoria que, além de protestar, promete paralisação caso ele continue suspenso.
Uma das líderes da manifestação, a técnica em enfermagem Cristiane Conceição, 40 anos, afirma que a classe têm adesão caso precise promover paralisações. “No próximo dia 9 de setembro vamos fazer uma assembleia, e dela vamos organizar a paralisação. Estamos permanecendo no trabalho pela vida ser humano, que precisa da gente. Porém, nós também precisamos ser acolhidos, estamos cansados e queremos uma valorização”, reclama ela, que trabalha há 16 anos na área.
Além da concentração, assim como o Grito dos Excluídos, os profissionais da enfermagem vão seguir em protesto pela Avenida Sete de Setembro após o término dos desfiles cívicos e oficiais. bnt

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.