Outubro Rosa: Alagoinhas zera fila de demanda reprimida para mamografias e preventivos

Outubro Rosa: Alagoinhas zera fila de demanda reprimida para mamografias e preventivos

A  demanda reprimida de exames de  mamografia e preventivos na rede pública municipal  de saúde foi zerada pela Prefeitura de Alagoinhas. Isso se deu porque ao longo de 2022, varias ações relativas a saúde da mulher foram realizadas no município através dos projetos: Rastreamento do Câncer de Mama, Carreta da Mamografia, Corujão da Saúde, Mutirão de Atendimentos Itinerantes nos bairros, Feira Cidadã, além dos atendimentos rotineiros que acontecem nas unidades de saúde de Alagoinhas.

O aumento da oferta de exames como mamografia e preventivo foi decisivo para a melhora na qualidade de vida das alagoinhenses. ” Hoje em Alagoinhas existe apenas demanda mensal recente com os exames de rotina. A situação em que o município se encontra com o fato de ter zerado a fila de espera mostra o compromisso da Prefeitura com uma saúde mais humanizada e de fácil acesso”, comemorou a secretária Municipal de Saúde, Laína Passos.

A secretária  informou também que durante o Outubro Rosa, os serviços de preventivo e mamografia continuam sendo ofertados as mulheres através de demanda livre que pode ser agendada na Central de Regulação. A Atenção Básica também tem realizado ações itinerantes nos bairros com palestras educativas com distribuição de folders, mutirões de preventivo, consulta médica, oferta de testes rápidos para IST, para facilitar o acesso da população feminina.

Na programação da Policlínica Municipal haverá de 17 a 27 de outubro salas de espera com mulheres e distribuição de brindes, atendimentos de ginecologia, pediatria e psiquiatria; no dia 25 de outubro às 08h30 haverá programação com gestantes do PNAR; já no dia 31, terá atividades de autocuidado, limpeza de pele, massagens, além de atividade educativa e exposição de material educativo durante todo o mês.

Confira a programação itinerante:

06/10 – 21 DE SETEMBRO

13/10 – URBIS 3

14/10 – NOVA BRASÍLIA/ SÃO CRISTOVÃO /MANGALÔ2 – FLÁVIO CAVALCANTE

19/10 – JARDIM PETROLAR / BOA UNIÃO

20/10 – SAUÍPE – DISAI / MÃE CIRILA

24/10 – NOSSA SRA DE FÁTIMA / ALAGOINHAS IV – PAU BRASIL

25/10 – ALAGOINHAS VELHA / ALAGOINHAS VELHA 2 / LÍRIO DOS VALES – PRÓ SAÚDE / PORTÕES / ESPINHO

26/10 – NOVA ESPERANÇA – PETROLAR 2 / ESTEVÃO / MAIZA TELES / SAGRADA FAMILIA

27/10 – SANTO ANTONIO – BAIXA DA SANTINHA / PRAÇA KENNEDY – TAIZÉ / RIACHO DA GUIA / SÃO JOSÉ OPERÁRIO/RENOVACÃO

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.