2,5 milhões de eleitores apertaram 13 ou 22 ao votar para governador em estados sem candidato do PT ou do PL; votos foram anulados

2,5 milhões de eleitores apertaram 13 ou 22 ao votar para governador em estados sem candidato do PT ou do PL; votos foram anulados

Isso corresponde a 1 em cada 3 votos nulos nos 20 estados em que não havia candidatos com esses números nos pleitos estaduais. Especialista cita falta de conhecimento e confusão na hora de votar.

Por Victor Farias e Clara Velasco, g1

Nos 20 estados brasileiros em que não havia candidato a governador do PT, do PL ou dos dois partidos, 2,5 milhões de eleitores apertaram 13 ou 22 mesmo assim e anularam os votos no 1º turno das eleições deste ano, aponta levantamento exclusivo do g1 feito com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O número corresponde a um em cada três votos nulos nesses estados.

Esses votos, ao invés de irem para candidatos que tinham o apoio dos partidos nos estados, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiado pelo PL em São Paulo, ou para Carlos Brandão (PSB), apoiado pelo PT no Maranhão, foram computados como nulos, seguindo as regras da Justiça Eleitoral.

https://8f133fb921c872f60ca31e85f64a1e92.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Na eleição para cargos executivos, digitar qualquer número que não seja de um candidato em disputa é considerado voto nulo — os votos são registrados, mas não são considerados válidos, assim como votar em branco. Por isso, se um eleitor do estado de São Paulo apertou o 22 na votação do 1º turno, por exemplo, o seu voto foi anulado — já que não tinha nenhum candidato do PL concorrendo.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.