Escola, dólar e saúde: o que os eleitores pesquisam sobre Lula e Bolsonaro nas eleições

Escola, dólar e saúde: o que os eleitores pesquisam sobre Lula e Bolsonaro nas eleições

Relatório mostra tendências de buscas relacionadas à disputa eleitoral ao Palácio do PlanaltoA três dias do segundo turno das eleições deste ano, educação, preço do dólar e saúde foram os assuntos mais pesquisados pelos brasileiros, segundo o relatório do Google Trends, ferramenta que monitora as tendências de pesquisas na internet. Os dados são referentes ao período entre 26 de setembro e 25 de outubro.

A página do buscador sobre as eleições 2022 mostra dados em uma escala de 0 a 100, sendo que 100 aponta o máximo interesse e 0, o menor. Nesse caso, o termo “escola”, ligado à educação, chegou ao pico do gráfico em 17 de outubro. Nos últimos 30 dias, o tema escola só não foi o mais pesquisado em 3 de outubro, por causa do crescimento de buscas pelo termo “dólar”. 

Outros temas em destaque são “Auxílio Brasil”, “empréstimo” e “vaga”. O gráfico mostra que as pesquisas sobre o benefício do governo ganharam força em 11 de outubro, dia em que os beneficiários começaram a receber a parcela mensal do auxílio.

O termo “empréstimo” também está ligado às pesquisas sobre o Auxílio Brasil. Isso porque o crescimento nas buscas pela palavra aconteceram em 27 de setembro, quando o governo regulamentou o empréstimo consignado aos beneficiários do programa social.

Lula e Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) disputam a vaga de presidente da República neste segundo turno. Com excessão dos termos comuns aos dois candidatos, como “Lula e Bolsonaro” e “pesquisa Lula e Bolsonaro”, quem quer saber mais informações sobre o ex-presidente busca os termos: “Lula presidente”, “Lula debate” e “governo Lula”. 

O relatório também mostra que a pergunta “por que Lula não foi ao debate da Record” está em crescimento nos últimos 7 dias. No domingo (23), o termo “fujão” foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter após o ex-presidente ter desistido de participar do debate da Record TV. Sem o petista, o presidente Bolsonaro, candidato à reeleição, foi sabatinado na emissora. A imagem que mostra o púlpito de Lula vazio viralizou nas redes sociais. 

Outros temas relacionados ao ex-presidente que aparece em crescimento são: “Roberto Jefferson e Lula”, “quantos anos Lula tem”, “Lula no Flow” e “quando Lula foi preso”.

Já quem pesquisa sobre Bolsonaro busca termos como “live Bolsonaro”, “Bolsonaro na frente” e “filha de Bolsonaro”. Esse último termo teve pico de pesquisa com a repercussão do caso que envolveu Laura Bolsonaro, de 12 anos, a filha mais nova de Michelle e Jair Bolsonaro, quando a menina foi ofendida por uma jornalista nas redes sociais. 

“Por que Bolsonaro saiu do PSL”, “por que Bolsonaro foi reformado” e “o que Bolsonaro defende” também aparecem como pesquisas em crescimento relacionadas ao atual presidente. Além disso, os eleitores que querem saber mais informações sobre o candidato à reeleição também buscam termos como “o que é privatização”, “socialismo significado” e “Venezuela é comunista”.

Lula e Bolsonaro se enfrentam no segundo turno da eleição no domingo (30). 

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.