Pecuarista investe em água encanada para melhorar a produtividade

Pecuarista investe em água encanada para melhorar a produtividade

No município de Alta Floresta, extremo norte de Mato Grosso, o pecuarista Augusto Francisco dos Passos está investindo em um projeto de água encanada para abastecer um rebanho de 2 mil animais. Iniciada há cerca de um ano, a reforma vai levar água encanada para toda a fazenda e aumentar de 30% para 70% o pastejo rotacionado na propriedade.

A água é o principal nutriente para o gado e, quando é de boa qualidade, influencia muito no ganho de peso. Ao levar água encanada para o rebanho, o produtor evita que o gado beba água suja e contaminada, ou que reduza o consumo devido ao sabor ou ao odor desagradáveis.

“Se eu tiver que classificar qual tecnologia trouxe melhor resultado para a minha propriedade, com certeza foi essa. Em dois meses, completaremos a meta de expandir a água encanada para 100% da fazenda. Vamos colocar bebedouros nas regiões onde serão feitas as divisões de pasto para que tudo fique rotacionado, com remangas nos locais de mineralização”, afirma o pecuarista. 

Passos explica que a água é represada na fonte e depois bombeada para a região mais alta da fazenda, para ser distribuída por gravidade. O investimento também contribui para aumentar a sustentabilidade da propriedade, pois evita que os animais causem danos ao manancial, que, por lei, é Área de Preservação Permanente (APP).

Trajetória no agronegócio

Nascido em Clevelândia, no interior do Paraná, o pecuarista cresceu com os sete irmãos em meio às criações de gado leiteiro, gado de corte e suínos da família. Em Curitiba, se graduou em Biologia e trabalhou por oito anos com técnicas de reprodução bovina por transferência de embrião. Em 1993, uma nova oportunidade de negócio o levou para o Mato Grosso, onde trabalhou na indústria madeireira por mais de uma década.

A dedicação exclusiva à pecuária começou quando adquiriu a Fazenda Pará 1, em 2005. Sob a gestão de Passos, a propriedade, que era destinada à recria e engorda de gado, mudou o foco e passou a atuar na cria e recria de vaca Nelore, com o diferencial da ausência de touros no manejo reprodutivo.

Há quatro anos, Passos investe no cruzamento industrial, a fim de aumentar a produtividade por meio da inseminação artificial em tempo fixo (IATF). “Já tinha experiência com tecnologia de reprodução, mas essa área mudou e melhorou muito. Uma das novidades que conheci e logo apliquei na fazenda foi o Programa Touro Zero, com reprodução assistida”, conta.

Mais produtividade com novas tecnologias

Passos também adotou novas tecnologias na fazenda, com bases sustentáveis. Entre as inovações, estão a recuperação e melhoria na divisão do pasto, a adubação de pastagem e o fornecimento de água de qualidade para o rebanho, por meio do encanamento de fonte natural.

Tudo isso ajudou no aumento da produtividade e intensificou a área útil de pastagem da fazenda de 1.500 hectares, que hoje conta com 800 hectares de pasto. O investimento trouxe ainda ganhos ambientais para a propriedade, que há alguns anos tinha grande parte da área descoberta e hoje tem vegetação em quase 80% da APP.

“Consegui aumentar a lotação do rebanho. Antes eu trabalhava com cerca de 1.200 animais e este ano estou com 2.000 cabeças no período de seca. Estamos indo muito bem, os animais estão se desenvolvendo com bom estado corporal”, relata. 

Os bons resultados obtidos na fazenda também são influenciados pela gestão focada na valorização e capacitação dos colaboradores. “Há uma escassez enorme de mão de obra no setor, mas aqui procuramos incentivar e reconhecer o trabalho da equipe com uma boa remuneração e participação por produtividade, por exemplo”, diz o pecuarista.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.