Bactérias são a segunda principal causa de mortes no mundo

Bactérias são a segunda principal causa de mortes no mundo

Estudo apontou que as infecções do tipo são “prioridade urgente” na saúde pública

Um vasto estudo publicado na revista científica The Lancet apontou que as infecções de origem bacteriana são a segunda causa de mortes em todo o mundo. Os cientistas que assinam o estudo descobriram que o staphylococcus aureus e o pneumococo são as espécies mais letais após selecionar 30 bactérias comumente envolvidas em infecções.

As infecções bacterianas foram associadas a 7,7 milhões de mortes, o que significa que um em cada oito óbitos pode estar ligado a elas. “As mortes associadas a essas bactérias são a segunda principal causa de falecimento no mundo” depois das doenças coronárias, que incluem ataques cardíacos, concluem os autores.

Os cientistas concluíram que infecções bacterianas são uma “prioridade urgente” na saúde pública, e pedem esforços na prevenção de contaminações, no melhor uso de antibióticos para evitar quadros de resistência aos medicamentos e em estratégias mais eficazes de vacinação.

Das 30 bactérias estudadas, cinco concentram mais da metade dos casos: Staphylococcus

aureus, E. coli, pneumococo, Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. A principal causa da bacteriana de morte em 135 países foi o Staphylococcus aureus, que costuma ser a causa de infecções de pele, que podem causar infecção generalizada. 

Já as infecções pneumocócicas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, também chamado de pneumococo, são associadas a quadros de pneumonia, sinusite ou, o mais grave e conhecido, a meningite. São a principal causa de mortes de crianças abaixo de 5 anos. No Brasil, para o pneumococo, há como se proteger com vacinas disponibilizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Siga o A Tarde no Google Notícias e fique sempre por dentro

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.