Dólar cai e Bolsa sobe após falas de novo secretário do Tesouro

Dólar cai e Bolsa sobe após falas de novo secretário do Tesouro

Rogério Ceron disse que governo vai trabalhar para manter dívida pública em patamar abaixo dos 80% do PIB.

Diferente do início da semana, o dólar recua ante o real nesta quinta-feira, 5, e a Bolsa sobe após declarações do novo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, acerca da manutenção da dívida pública. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ele disse que o governo vai trabalhar com o patamar abaixo dos 80% do Produto Interno Bruto (PIB). Ceron foi indicado para o cargo pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Conforme a publicação, na manhã desta quinta, às 10h57 (horário de Brasília), a moeda americana à vista caiu 0,73%, a R$ 5,4100 na venda. No mesmo momento, o Ibovespa avança 0,17%, aos 105.518 pontos.

Em relação à atuação, o novo secretário do Tesouro destacou a revisão de desonerações e de despesas. Ceron também indicou a possibilidade de a nova regra fiscal dar flexibilidade a investimentos públicos, mas prever limitação maior para despesas correntes (que incluem salários e benefícios).

Na quarta, 4, a Bolsa de Valores Brasileira ficou em alta apoiada na recuperação da Petrobras, cujas ações tiveram baixas recentes por conta da insegurança de investidores locais com a agenda econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ata do banco central americano, o Fed, também interferiu para que o Ibovespa não ficasse com uma valorização ainda maior.

A alta da estatal aumentou no início da tarde, após uma publicação da agência Bloomberg em que o senador Jean Paul Prates (PT), escolhido para chefiar a empresa, disse que a Petrobras vai revisar a maneira como calcula a necessidade de reajustes de preços, mas que eles continuarão em linha com os praticados internacionalmente. Ele ainda declarou que o governo não intervirá de forma direta nos preços da companhia e fixação de valores.

Posteriormente, Prates disse que pretende rever a política de paridade em relação aos preços para importação de petróleo, levando em consideração custos como frete de embarcações, custos internos de transporte e taxas portuárias.

Ainda segundo a publicação, as ações preferenciais da Petrobras subiram mais de 5% depois das propostas do novo presidente da estatal, e fecharam em alta de 3,17%. Nesta quinta, a ação segue uma trajetória positiva, mas com avanço mais discreto. Já o Ibovespa fechou em alta de 1,12%, aos 105.334 pontos. O índice reduziu após a alta dos juros nos Estados Unidos. Em dezembro, o índice chegou a subir mais de 1,30%.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.