OAB quer que agressor de advogado de Lula pague indenização por atacá-lo em aeroporto; saiba valor.

OAB quer que agressor de advogado de Lula pague indenização por atacá-lo em aeroporto; saiba valor.
A peça é assinada pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentará à Justiça uma queixa-crime contra o empresário Luiz Carlos Basseto Júnior, indiciado por atacar o advogado de Lula (PT), Cristiano Zanin Martins, no aeroporto de Brasília. As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a coluna, para a OAB, o episódio “é a expressão da mais desavergonhada arrogância, covardia e prepotência”, levando Zanin a ser “vilipendiado em sua honra”. A colunista detalha que a entidade listou 14 ofensas proferidas pelo empresário contra o advogado de Lula, como “bandido”, “corrupto”, “safado” e “vagabundo”, e pede que ele seja condenado a pagar uma indenização de R$ 150 mil por danos morais.

Para os advogados, o empresário Luiz Carlos Basseto Júnior deve responder pela prática dos crimes de injúria e de difamação —que teriam sido agravados por serem transmitidos a “milhares de pessoas” depois que o autor compartilhou cenas do ataque em suas redes sociais.

A peça é assinada pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, juntamente com os advogados Alberto Zacharias Toron, Ulisses Rabaneda e Fernanda Tórtima. Eles integram o grupo de trabalho criado pelo Conselho Federal da entidade para responsabilizar cível, criminal e administrativamente indivíduos que ofenderem, agredirem ou discriminarem advogados em razão de sua atuação profissional.

“A surpresa e a vulnerabilidade dele [Zanin], sem saber se havia ali outras pessoas mancomunadas com o querelado [Basseto Júnior], trouxeram-lhe não apenas o sofrimento ínsito ao tipo penal, mas a ele foi somado o medo e a desagradável sensação de poder estar na iminência de sofrer ataques de outra natureza”, diz a OAB na peça que será apresentada à Justiça.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.