Câmara escolhe Jhonatan de Jesus para ser ministro do TCU por 36 anos

Câmara escolhe Jhonatan de Jesus para ser ministro do TCU por 36 anos

Deputado de Roraima teve apoio de Arthur Lira e registrou 239 votos

Escolhido com 239 votos dos colegas parlamentares, o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) deverá ser o primeiro negro a assumir o cargo vitalício de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Apoiado pelo presidente reeleito da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o parlamentar de 39 anos foi eleito durante sessão desta quinta-feira (2), e deverá atuar por cerca de 36 anos, na corte com poder de fiscalizar gestores de recursos federais e apreciar as contas do presidente da República.

A efetivação de Jhonatan de Jesus dependerá de análise do Senado. Mas o eleito prometeu, ao pedir votos em Plenário, cumprir seu papel no TCU, que é órgão auxiliar do Congresso Nacional. “O TCU não existe para punir, mas para auxiliar o Parlamento”, disse o parlamentar que poderá ser o primeiro ministro terrivelmente evangélico no TCU.

Médico e deputado campeão de votos em Roraima, Jhonatan de Jesus concorreu à vaga da ex-ministra pernambucana Ana Arraes, contra o carismático ex-deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), que obteve 174 votos, e com a deputada Soraya Santos (PL-RJ), que teve 75 votos.

PUBLICIDADE

A eleição do deputado de Roraima, marcada para o dia seguinte à recondução de Lira ao comando da Câmara, comprova o caráter de “cumpridor de compromisso” atribuído como marca do presidente da Câmara. Pois retribui a contribuição decisiva da bancada do Republicanos, com 41 parlamentares, à reeleição de Lira, com recorde histórico.

A acomodação do Republicanos no TCU também agrada o PT, cujos aliados do presidente Lula tentam uma aproximação com o partido de Jhonantan de Jesus, desde a eleição presidencial de outubro de 2022.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.