Turbilhão Feminino: Mulheres que trabalham com futebol

Turbilhão Feminino: Mulheres que trabalham com futebol

Terça-Feira, 07/02/2023 – 08h45

Jurema Bagatini é um nome desconhecido para a maioria dos brasileiros que acompanham futebol, porém ela foi a primeira presidente de um clube. Nos anos 70, aos 24 anos, comandou o Esporte Clube Encantado, time da cidade de Encantado, Rio Grande do Sul.

De lá para cá, várias mulheres comandaram clubes brasileiros, times como Corinthians, Flamengo, URT, Bangu, Tupi, Brasiliense e Palmeiras tiveram à frente uma presidente.

Leila Pereira, atual comandante do Palmeiras, chega em 2023 ao seu segundo ano como presidente da instituição, a frente do clube, alguns títulos foram conquistados, na Base o Palmeiras finalmente conquistou a Copa São Paulo de Juniores (2022 e 2023), pelo Profissional foram 4 títulos (Recopa, Paulista, Brasileiro e Supercopa), além claro dos títulos do time feminino (Paulista e Libertadores).

 jornalista Fernanda Barros, fundadora do projeto Turbilhão Feminino, conta a dificuldade de uma profissional atuar com o futebol e o preconceito que sofre:

“Em ser mulher, já estamos suscetíveis ao preconceito, no esporte não é diferente, até mesmo no futebol feminino. Infelizmente tive que lidar com o descaso de quem acho que nós no Nordeste não temos valor, de quem não vê a fala de uma jornalista com legitimidade. Quantas e quantas vezes fui questionada por uma fala em live? Não foi só uma vez. Tantas foram as vezes que passei noites e dias estudando um time, uma atleta e minha opinião foi recebida com desprezo? Lamento que para alguns, ainda hoje, mulher não entende de futebol e não passa de uma ‘clubista que não sabe o que está fazendo'”.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.