Departamento da Defesa Civil alerta para os riscos de atear fogo em terrenos baldios

Departamento da Defesa Civil alerta para os riscos de atear fogo em terrenos baldios

9 fevereiro de 2023

o Departamento de Meio Ambiente, Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta à população de Catu sobre os riscos de atear fogo em terrenos baldios. Atear fogo em terrenos baldios é considerado um crime ambiental e pode resultar em multas que podem chegar a R$ 9.658. Além disso, a prática pode causar danos irreparáveis ao município e às pessoas, já que Catu não conta com uma unidade do Corpo de Bombeiro.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, André Marques, a falta de uma unidade do Corpo de Bombeiro local pode complicar a situação em casos de emergência, como foi o caso de um incêndio recente na cidade. “Ontem identificamos um incêndio acontecendo em uma determinada região, e quando acionamos o Corpo de Bombeiro de Alagoinhas, não puderam nos prestar socorro imediatamente, visto que existiam outras ocorrências na cidade deles”, afirmou Marques.

Além de ser um crime ambiental, colocar fogo em terrenos baldios pode ter consequências imprevisíveis e causar graves acidentes. Até mesmo pessoas que “limpam lixo” com o fogo podem ser punidas, pois o fogo pode fugir do controle e atingir casas, fiações elétricas e causar graves danos.

A Coordenadoria de Defesa Civil está aumentando a fiscalização e notificando os proprietários das áreas e terrenos afetados. Em caso de incêndios, é importante acionar imediatamente o Corpo de Bombeiro (193), a Polícia Militar (190) ou o Departamento de Meio Ambiente, Proteção e Defesa Civil (71) 3641-8240.

Em resumo, a prática de atear fogo em terrenos baldios é considerada um crime ambiental, pode causar danos irreparáveis ao município e às pessoas, e pode resultar em multas elevadas. A Coordenadoria de Defesa Civil está empenhada em aumentar a fiscalização e proteger a cidade e seus habitantes contra os incêndios urbanos.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Catu

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.