Vacinas que protegem contra a meningite têm o público-alvo estendido durante o mês de março

Vacinas que protegem contra a meningite têm o público-alvo estendido durante o mês de março

Ciro Marques by Ciro Marques

 23 de fevereiro de 2023

Durante o mês de março de 2023, as vacinas contra meningite meningocócica C e ACWY estão com o público-alvo estendido para os residentes do município de Catu. A vacinação contra a meningite meningocócica ACWY e C, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 11 e 12 anos, foi temporariamente ampliada para adolescentes de 13 a 17 anos e para pessoas com idade máxima de 25 anos, até que dure o estoque ou até que expire a validade da extensão adotada pelo Ministério da Saúde (MS).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará as vacinas nos 15 postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 16:00 horas. É necessário apresentar o cartão de vacinação, o cartão SUS atualizado, um documento de identificação e um comprovante de vínculo de trabalho, quando indicado.

A meningite é uma doença que causa infecção nas meninges, que são membranas que envolvem a medula espinhal e o cérebro. Os principais sintomas incluem febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas. A bactéria que transmite a doença – Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo – é transmitida por meio de secreções respiratórias (tosse, espirro) e saliva. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima de sua residência.

A vacinação contra a meningite meningocócica C faz parte do Calendário Nacional de Imunização, sendo recomendadas duas doses aos 3 e 5 meses de idade e um reforço aos 12 meses. A vacinação contra a meningite meningocócica ACWY faz parte do Calendário Nacional de Imunização, sendo recomendada uma dose entre 11 e 12 anos de idade. A imunização é a forma mais segura e eficaz de prevenção da meningite.

O público-alvo da vacinação inclui crianças menores de 5 anos de idade (com duas doses aos 3 e 5 meses e um reforço aos 12 meses), crianças de 5 a 10 anos de idade com esquema vacinal incompleto, adolescentes de 11 a 17 anos com esquema vacinal incompleto, trabalhadores dos serviços de saúde em geral (com comprovação necessária) e trabalhadores da educação ativos da rede pública e privada (com comprovação necessária), além da população geral de 18 a 25 anos de idade não vacinada.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.