Copa do Mundo de 2026 terá 12 grupos com quatro seleções cada e atingirá total de 104 jogos

Copa do Mundo de 2026 terá 12 grupos com quatro seleções cada e atingirá total de 104 jogos

A Fifa decidiu mudar o formato da Copa do Mundo de 2026, a primeira da história a ser disputada com 48 seleções: o torneio terá 12 grupos com quatro integrantes cada; os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória. A partir daí, os 32 classificados se enfrentam em mata-mata até a final. Com a mudança, os times que chegarem até a semifinal do Mundial farão oito jogos, em vez dos históricos sete.

A decisão foi tomada pelo Conselho da Fifa – instância mais alta da entidade – reunido nesta quarta-feira em Kigali, capital de Ruanda. O país também será sede do Congresso da Fifa, na próxima quinta-feira, quando Gianni Infantino será reeleito para um novo mantado, até 2027.

Quando decidiu ampliar o número de seleções na Copa do Mundo para 48 seleções, a Fifa inicialmente planejou dividi-las em 16 grupos com três times cada. Os dois primeiros de cada chave se classificariam para um mata-mata (que também teria 32 seleções). A final da Copa do Mundo também foi definida: 19 de junho de 2026.

Não demorou para a Fifa perceber que o formato tinha problemas, como, com três seleções num grupo, a última rodada sempre teria um deles descansando, o que poderia permitir aos dois em campo fazer um jogo “combinado” dependendo dos resultados anteriores.

G1

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.