Criminosos monitoraram rotina de Moro e família desde janeiro, dizem investigadores

Criminosos monitoraram rotina de Moro e família desde janeiro, dizem investigadores

De acordo com as investigações, os suspeitos planejavam, inclusive, homicídios e extorsão mediante sequestro em pelo menos cinco unidades da federação.

Por César Tralli, g1 SP — São Paulo

A família do ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR) já estava sendo monitorada desde janeiro por integrantes do PCC suspeitos de planejar matar e sequestrar autoridades, segundo o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), de Presidente Prudente, interior de São Paulo. O senador afirmou que era um dos alvos do grupo criminoso.

Nesta terça-feira, uma operação da Polícia Federal prendeu nove pessoas suspeitas de integrarem a facção criminosa que planejava os atos contras as autoridades.

Outro alvo dos criminosos era o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, que desde o começo dos anos 2000 investiga a facção que atua dentro e fora dos presídios brasileiros e internacionalmente. Gakiya vive há mais de dez anos sob escolta policial, 24 horas por dia, por causa das ameaças de morte recorrentes que recebe.

O promotor teria alertado, por telefone, o procurador de Justiça de São Paulo Mário Sarrubo, que estava em viagem ao Tocantins, sobre Moro estar sendo monitorado. Sarrubo, então, alertou Moro e a cúpula da Polícia Federal.

  • No vídeo abaixo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, fala sobre a operação que prendeu suspeitos de planejarem ataques a autoridades:
'Eu fico realmente espantado com o nível de mau-caratismo de quem tenta politizar uma investigação séria', diz Flávio Dino

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.565.0_pt_br.html#goog_703376180Reproduzir vídeo

Reproduzir

–:–/–:–Silenciar somTela cheia

‘Eu fico realmente espantado com o nível de mau-caratismo de quem tenta politizar uma investigação séria’, diz Flávio Dino

Informações dadas à Diretoria-Geral da PF

Sarrubo e Gakiya foram até Brasília em janeiro e se reuniram com Moro e a mulher dele, Rosângela Moro (União Brasil-SP), eleita deputada federal. Todas as informações reunidas foram repassadas para a direção-geral da PF, que designou um delegado para abrir uma investigação. Sergio Moro e a esposa passaram a ter reforço na segurança pessoal.

Chefes das polícias legislativas também foram comunicados sobre a investigação.

De acordo com as investigações, os suspeitos planejavam, inclusive, homicídios e extorsão mediante sequestro em pelo menos cinco unidades da federação. Os ataques poderiam ocorrer de forma simultânea.

A retaliação a Moro era motivada por mudanças no regime de visitas em presídios. Criminosos também trabalhavam com a ideia de sequestrar o senador como forma de negociar a liberação de Marcola. Ao menos dez criminosos se revezavam no monitoramento da família do senador em Curitiba, segundo agentes.

Os alvos alugaram chácaras, casas e até um escritório ao lado de endereços do senador. A família de Moro também teria sido monitorada por meses pela facção criminosa, apontam os investigadores.

Conforme apuração do g1, depois de alerta do Gaeco de São Paulo, o senador e a família passaram a contar com escolta da Polícia Militar do Paraná.

Segundo a superintendência da PF, outras autoridades também estavam sendo monitoradas pela facção.

https://s3.glbimg.com/v1/AUTH_14ce1dbebbe64b1e8e955809a085692d/web-components/teste-ab.html?url=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&channel=desktop

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.