Lula volta a atacar Campos Neto e diz que atentado contra Moro é ‘armação’

Lula volta a atacar Campos Neto e diz que atentado contra Moro é ‘armação’

Presidente disse que não ‘acusaria sem provas’, mas arriscou comentário sobre ação que prendeu suspeitos de planejar ataque

  • BRASÍLIA | Hellen Leite, do R7, em Brasília
  • 23/03/2023 – 14H13 (ATUALIZADO EM 23/03/2023 – 15H28)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta quinta-feira (23) a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% pelo Banco Central e comentou que o plano descoberto pela Polícia Federal que tinha como alvo o ex-juiz e agora senador Sergio Moro (União-PR) é uma “armação”.

“É visível que é mais uma armação, mas isso a gente vai esperar, não vou atacar ninguém sem ter provas”, disse o presidente ao ser questionado sobre o fato de estar ou não acompanhando os desdobramentos da operação da Polícia Federal (PF). 

https://player.r7.com/video/i/641c8886416eb93e08000a49

Nesta quarta-feira (22), a PF cumpriu 11 mandados de prisão contra suspeitos de planejar os atentados. Durante as apurações, foi identificado que um olheiro, ligado à facção criminosa PCC, estaria fazendo campana na frente da casa do senador, em Curitiba. As investigações mostram que os suspeitos pretendiam realizar os ataques de forma simultânea em vários estados. 

VEJA TAMBÉM

A operação foi anunciada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, que afirmou que as investigações começaram há cerca de 45 dias, depois que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), informou sobre a possibilidade dos ataques. 

“Especificamente em relação ao senador Moro, chamou a atenção, e foi determinante para a PF, o fato de já haver atos de montagem de estruturas para perpetração de crimes no Paraná. Isso que levou parte da investigação a tramitar no Paraná”, afirmou o ministro.

Nesta quarta, Moro apresentou um projeto de lei no Senado com o objetivo de tornar mais duras as penas contra o crime organizado. Ele disse que espera apoio do governo federal para aprovar o projeto como um “pedido de desculpas” por declarações recentes de Lula sobre o senador

A declaração do ex-ministro e ex-juiz se refere à afirmação de Lula de que alimentava uma ideia de vingança contra o senador quando estava preso, em Curitiba. Para Moro, a fala de Lula — de que “só vou ficar bem quando eu f… com o Moro” — expõe ele e a família a uma situação de “vulnerabilidade”. 

Banco Central

Em mais uma ofensiva contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, o petista voltou a criticar a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% e disse que o chefe do BC tem que “cumprir a lei”. “Ele precisa cuidar da política monetária, mas também do emprego, da inflação e da renda do povo. É isso que está na lei. Ele não está fazendo isso. Se estivesse fazendo, eu não estaria reclamando.”

Ontem, o BC anunciou a decisão de manter a Selic em 13,75% ao ano, o maior patamar desde 2017. A medida desagradou ao governo federal. Em outra oportunidade, Lula sugeriu revisar a autonomia do banco. 

Leia também: Lula diz que vai avaliar autonomia do BC; especialistas veem retrocesso

O presidente cumpre agenda no Rio de Janeiro, onde visita o Complexo Naval de Itaguaí para acompanhar os avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, batizado de ProSub. O programa concluiu os testes de imersão do submarino S-41, o “Humaitá”. Ele retorna a Brasília ainda nesta quinta-feira (23).

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.