Brasileiro eleito em Portugal diz que Lula é exemplo negativo
O brasileiro Marcus Vinícius Teixeira dos Santos, eleito deputado em Portugal neste domingo (10) pelo partido de extrema-direita Chega, classificou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um exemplo negativo para o combate à corrupção.
“Lula, para nosso partido e a direita, é um exemplo do que não queremos em Portugal”, afirmou o deputado.
O líder do partido Chega, André Ventura, declarou no dia 7 de março que se fosse eleito como primeiro-ministro, proibiria a entrada de Lula no país em 25 de abril, data comemorativa da Revolução dos Cravos.
“Se o Chega vencer as eleições legislativas, a 25 de abril de 2024 o senhor presidente do Brasil, Lula da Silva, não vai entrar em Portugal”, disse o deputado.
O parlamentar disse ainda que pediria a prisão de Lula se o chefe do Executivo brasileiro insistisse e fosse a Portugal. “Eu garanto-vos que, se eu for primeiro-ministro, o senhor Lula da Silva ficará no aeroporto. E, se insistir, vai para uma cadeia”, declarou.
Já sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, o parlamentar disse que Bolsonaro está plenamente de acordo com as aspirações da direita portuguesa, e que a vertente está crescendo na Europa. Usou exemplos como França, Polônia, Hungria e Holanda. dp