O Que Significa “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida”?

O Que Significa “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida”?

Jesus disse “eu sou o caminho, a verdade e a vida” ao responder uma pergunta de seus discípulos na noite em foi traído. Essa frase faz parte do último discurso de Jesus com instruções aos seus discípulos antes de ser crucificado (João 14).

A frase “eu sou o caminho, a verdade e a vida” também é um dos chamados sete grandes “Eu sou” do Evangelho de João. Isso significa que ela é uma sete expressões em que Jesus diz “Eu sou…” (João 6:48; 8:12; 10:9; 10:11; 11:25; 14:6; 15:1). Saiba também quem é Jesus Cristo na Bíblia.

Por que Jesus disse “eu sou o caminho, a verdade e a vida”?

Jesus disse “eu sou o caminho a verdade e a vida” enquanto estava confortando seus discípulos acerca de sua partida iminente. Os discípulos estavam tristes, preocupados e perplexos com a informação de que Jesus estava de partida para um lugar que, naquele momento, eles não poderiam acompanhá-lo.

Jesus então lhes disse que deixassem de estar preocupados e turbados de coração. Ele estava indo para a casa do Pai, e aquela separação não seria definitiva. Na verdade era exatamente o contrário disso. Sua partida seria necessária para que em breve eles também pudessem estar na casa do Pai juntamente com Ele. Saiba mais sobre o significado de “na casa de meu Pai há muitas moradas”.

Após dizer que haveria lugar na casa do Pai para eles também, Jesus disse: “E vocês conhecem o caminho para onde eu estou indo” (João 14:4). Jesus disse isto pois anteriormente, durante três anos, Ele já havia se revelado como sendo o caminho para o Pai (João 8:19; 10:1-38; 12:26-50).

No entanto, o apóstolo Tomé, talvez representando também os demais discípulos, diz a Jesus que eles não sabiam nem para onde Ele estava indo e, muito menos, qual era o caminho para lá (João 14:5).

Essa pergunta de Tomé se harmoniza com o fato de que frequentemente os discípulos demoravam a entender o ensino de Jesus. Muitas vezes eles interpretavam mal as palavras do Mestre. Todavia, Jesus responde a pergunta de Tomé de forma bastante clara e direta: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Eu sou o caminho

Ao dizer “eu sou o caminho, a verdade, e a vida”, Jesus não apenas indica qual é o caminho para a casa do Pai, mas se revela explicitamente como sendo Ele próprio esse caminho. A expressão “eu sou o caminho” significa que Ele, Cristo, é o único Mediador entre Deus e o seu povo.

Jesus é tanto o caminho do homem para Deus, como fica claro nesse próprio texto de João 14, como também é o caminho de Deus para o homem. Isso significa que as bênçãos que procedem do Pai alcançam os redimidos por meio do Filho (cf. Mateus 11:27,28).

Eu sou a verdade

Jesus não é apenas o caminho, mas é também a verdade. Ele é a verdade em pessoa, no sentido de que Ele é o único que revela o Pai. Ele é a perfeita revelação da obra redentora de Deus para o homem caído em seus pecados (Mateus 11:27). Jesus é a verdade que liberta, santifica e conduz os santos a casa do Pai (João 8:32; 17:17).

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.