Mutirão de Cirurgias em Salvador tem expectativa de realizar 5 mil procedimentos

Mutirão de Cirurgias em Salvador tem expectativa de realizar 5 mil procedimentos

Primeira a ser atendida no Mutirão de Cirurgias Eletivas que está sendo realizado no bairro de Castelo Branco, em Salvador, Edilene Menezes já saiu com a cirurgia de vesícula agendada para o dia 24 de outubro, próxima segunda-feira. Ela e outros moradores de Salvador estão sendo beneficiados pela ação da Secretaria da Saúde do Estado para quem precisa realizar cirurgia de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal), histerectomia total (remoção do útero) e colecistectomia (vesícula). A expectativa é que sejam marcados 5 mil procedimentos.

Voltada para moradores de Salvador, a triagem para o mutirão de cirurgias começou nesta sexta-feira (21) e segue até o domingo (23), de 8h às 17h, no Conselho de Moradores de Castelo Branco. As próximas etapas de triagem do mutirão serão nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no Conselho de Moradores de Cajazeiras, em frente à Fundação Bradesco, em Cajazeiras X. E nos dias 27, 28 e 29, na Quadra Poliesportiva do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Fazenda Grande do Retiro / San Martin.  

O coordenador do Mutirão. Edvaldo Gomes, explica que na triagem, quem não apresentar exames recentes, terá acesso a ultrassom, ECG (Eletrocardiograma) e exames de laboratórios, além de consulta com cirurgião. “Na ocasião é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS. Após passar por todo o processo, os pacientes sairão do atendimento com a cirurgia já agendada”, destaca ele. Todos os procedimentos cirúrgicos serão realizados no hospital Metropolitano.  

Quem também saiu com a cirurgia agendada foi o morador Sidnei Nascimento. Morador de Castelo Branco, ele conta que já tentava há dois anos fazer a cirurgia de hérnia inguinal pelo plano de saúde, mas não conseguia marcar. “Vi aqui no mutirão a oportunidade de fazer meu procedimento. Fiz exames, passei pela consulta com o médico e consegui o agendamento da cirurgia para segunda-feira [dia 24]”, conta ele.

===

fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.