Nordeste é vice-líder em denúncias de propaganda eleitoral irregular

Nordeste é vice-líder em denúncias de propaganda eleitoral irregular

Em todo o país foram 43.074 denúncias registradas no aplicativo Pardal

A região Nordeste ocupa a vice-liderança no país em denúncias de propaganda eleitoral irregular nas eleições gerais deste ano, segundo dados Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal contabilizados nesta segunda-feira, 24.

Em todo o país foram 43.074 denúncias registradas. Destas, 12.352 deram origem a processos em tramitação no Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Justiça Eleitoral.

No Nordeste foram 12.675 denúncias. A região fica atrás apenas do Sudeste, que lidera com 15.078 denúncias. Em seguida vem o Sul, com 7.493; Centro-Oeste com 4.814 e Norte, com 3.014.

á com relação aos cargos em disputa nestas eleições, a maior parte das denúncias envolve campanhas para deputados federal (12.802) e estadual (12.607), seguidas das de presidente (6.407) e governador (3.781).

As denúncias recebidas no Pardal são apuradas pelo Ministério Público Eleitoral, que apresenta composição híbrida, sendo integrado por membros do MPF (procuradores regionais e procurador-geral eleitoral) e dos MPs Estaduais (promotores eleitorais).

Inicialmente, um promotor integrante do MP Estadual realiza uma apuração inicial e, caso haja indícios de irregularidades, o caso é encaminhado ao procurador regional Eleitoral ou ao procurador-geral eleitoral (PGE), se a acusação for relativa às eleições presidenciais.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.