Suspeito de corrupção tem 4 pontos à frente de senador ficha limpa em Alagoas

Suspeito de corrupção tem 4 pontos à frente de senador ficha limpa em Alagoas

Governador Paulo Dantas é suspeito de desviar R$ 54 milhões do Legislativo, e tem 52% em ‘votos válidos’, contra 48% de senador rival

De volta ao cargo de governador-tampão de Alagoas, o candidato à reeleição Paulo Dantas (MDB) aparece quatro pontos à frente de seu adversário neste 2º turno, na simulação de votos válidos do levantamento de intenção de votos divulgado nesta quinta-feira (27) pelo instituto Paraná Pesquisas.

O emedebista que chegou a ser afastado por indícios de ser líder de um esquema de corrupção que desviou R$ 54 milhões do Legislativo de Alagoas pontua 52% da preferência dos eleitores, seguido de perto pelos 48% dos ‘votos válidos’ obtidos pelo senador Rodrigo Cunha (União Brasil). Nesta modalidade de pesquisa que simula a apuração de votos pela Justiça Eleitoral, são excluídas as respostas de eleitor que optou por “nenhum/branco/nulo” ou indicaram que “Não sabe/não respondeu”.

Entre esta pesquisa mais recente e o primeiro levantamento divulgado pela Paraná Pesquisas após o 1º turno, o governador Paulo Dantas perdeu 3,7 pontos para seu adversário político Rodrigo Cunha, que busca a virada contra a reeleição do rival que tem o apoio do senador Renan Calheiros (MDB) e do ex-presidente Lula (PT).


A pesquisa que tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,6 pontos foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº AL 08782 2022 para o cargo de governador. E ouviu 1510 eleitores de 34 municípios alagoanos, entre sábado (22) e ontem (26).

No intervalo das entrevistas deste levantamento da Paraná Pesquisas, ocorreu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na segunda-feira (24), que anulou o afastamento do governador Paulo Dantas, com o entendimento de que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não poderia afastá-lo durante a disputa eleitoral, bem como de que não haveria indícios de sua atuação, no cargo de chefe do Executivo, para o desvio milionário de recursos do qual o emedebista é suspeito de comandar no Legislativo.

Dantas foi afastado no dia 11, pela ministra do STJ, Laurita Vaz, que teve sua decisão confirmada dois dias depois pela maioria de dez ministros da Corte Especial, com o entendimento de que a permanência do candidato à reeleição no governo de Alagoas ameaçaria o patrimônio público.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.