Mutirão de Cirurgias em Salvador totaliza 2,7 mil procedimentos agendados, aponta Sesab

Mutirão de Cirurgias em Salvador totaliza 2,7 mil procedimentos agendados, aponta Sesab

Os nove dias de atendimentos do Mutirão de Cirurgias em Salvador, ação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), resultaram em 2.706 procedimentos agendados. As cirurgias de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal), histerectomia total (remoção do útero) e colecistectomia (vesícula) estão sendo realizadas no Hospital Metropolitano e a previsão é que até o final de fevereiro todas elas já tenham sido feitas.

Voltado para moradores de Salvador, as triagens para as cirurgias foram realizadas nos bairros de Castelo Branco, Cajazeiras e Fazenda Grande do Retiro, no período de 21 a 29 de outubro. Nas estruturas montadas para o atendimento, os pacientes, caso não tivessem exames recentes, passaram por ultrassom, ECG (Eletrocardiograma) e exames de laboratórios, preventivo além de consulta com cirurgião e anestesista.

Atendido no primeiro dia da ação em Castelo Branco, o morador do bairro Sidnei Nascimento conta que já tentava há dois anos fazer a cirurgia de hérnia inguinal pelo plano de saúde, mas não conseguia marcar. “Passei pela triagem no dia 21 de outubro e no dia 24 fiz a cirurgia. Tive um excelente atendimento tanto no momento dos exames e agendamentos quanto no dia da cirurgia, no Hospital Metropolitano. Sinto um alívio”, afirma ele, aprovando o serviço.

A secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, destaca que a Sesab tem feito diversas ações para reduzir a fila de cirurgias eletivas. “Além desta iniciativa em Salvador, estamos realizando mutirão de cirurgias eletivas em toda a Bahia. Já foram cerca de 80 mil procedimentos realizados desde abril. Mais que números, são pessoas que recuperaram a sua saúde plena”, afirma.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.