Conceição da Praia: Festejos para a padroeira da Bahia terão a fé e o calor do povo.

Conceição da Praia: Festejos para a padroeira da Bahia terão a fé e o calor do povo.

Homenagens terão procissões pela primeira vez depois de período de restrições por conta da pandemia.

Na preparação para os festejos em homenagem a Nossa Senhora da Conceição da Praia, a aposentada Isonete de Souza, 76, deixou a roupa que vai usar nesta quinta-feira (8) separada há mais de dois dias. Integrante do coral da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia há 30 anos, ela cantou durante todas as noites da novena dedicada à santa, que teve início no dia 29 de novembro. Agora, seu foco é fazer uma bela apresentação na missa solene, que, pela primeira vez desde o decreto da pandemia, não terá restrição de público. 

“Cantar para Nossa Senhora é sempre uma alegria imensa, ela representa muita força, sabedoria e prosperidade. Vou cantar com a alegria de todos os anos”, declarou Isonete. 

Com o tema “Olha a estrela, invoca Maria, Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira da Bahia”, a Basílica dará início às celebrações com a alvorada e missa desde às 5h. Juíza da Irmandade da Conceição da Praia, Marilia Gabriela Dias afirmou que aguarda que o número de público alcance a marca dos anos anteriores à pandemia, que já chegou a mais de 20 mil pessoas. 

Para o padre Adilton Lopes, reitor da Basílica, poder receber todos os fiéis na igreja e na procissão gera um sentimento de vitória. “Nossa Senhora sair da igreja é como se entrasse concretamente em cada casa, cada apartamento no Brasil e no mundo. Retornar às ruas é dizer que o medo não venceu. O desespero, a mortandade e a tristeza não venceram. Quem está vencendo é a vida humana e a ciência, iluminada pela fé. Vamos voltar com alegria e com as pessoas que não puderam estar aqui antes”, comemorou.

O Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, foi procurado, mas não conseguiu retornou a tentativa de contato devido à agenda cheia.

Neste ano, toda a temática da festa é voltada para reforçar o lema de andar em oração por Maria, mãe de Jesus, que os fiéis católicos enxergam como exemplo de fé e santidade. De acordo com o padre, o convite é para que os baianos invoquem a santa ao avistarem o céu da Bahia que, sendo ela padroeira, guarda e cuida.  

Diante da crença em tanto amor e zelo, há quem também queira retribuir todo esse afeto. Esse é o caso da tabeliã de notas Conceição Aparecida Gaspar, 62, que carrega devoção pela padroeira da Bahia tanto no nome quanto nos gestos. Pelo segundo ano seguido, foi ela a responsável por doar o manto que cobrirá a santa no seu dia de homenagens nas ruas do Comércio.  

“Eu me senti muito honrada em poder doar e estou feliz por isso. É muita emoção ir à missa campal, depois ver ela [a imagem da santa] sair e vestir o manto. Só de estar ali é motivo para agradecer”, disse. 

Programação 

Na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, o dia dedicado à Imaculada Conceição da Mãe de Deus terá início com a alvorada e missas às 5h, 6h, 7h30, 12h30, 14h, 15h30 e 17h. O ponto alto dos festejos será a Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 9h.  

Em seguida, ocorrerá a tradicional procissão com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José pelas principais ruas do bairro Comércio, retornando para a Basílica, onde acontecerá a bênção com o Santíssimo Sacramento. 

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.