Lula recebe faixa presidencial de pessoas da sociedade civil
História por RedeTV! • Ontem 14:17
Acompanhado de sete pessoas que representavam grupos sociais diferentes, da cachorra chamada “Resistência” e de sua esposa Janja, Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto e recebeu a faixa presidencial neste domingo (1º).
A cachorra foi adotada pela agora primeira-dama do Brasil em 2018, quando o agora presidente da República estava preso em Curitiba.
Junto da cadela e do casal estavam Francisco, que é morador de Itaquera (bairro de São Paulo), Aline Souza, que é catadora, o Cacique Raoni, o metalúrgico Wesley Rocha, o professor Murillo Jesus, a cozinheira Jucimara Santos, Ivan Baron, que tem paralisia cerebral e o artesão Flávio Pereira.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin acabaram de ser recebidos pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Após subirem a rampa do Congresso Nacional e receberam honrarias militares, Lula e Alckmin entraram no Salão Negro, onde Pacheco e Lira os aguardavam desde as 14h30.
O carro presidencial chegou ao Congresso às 14h40, aplaudido pelos apoiadores assim que entrou na Alameda dos Estados. Às 14h45, Lula, Alckmin e uma comitiva que incluía a ex-presidente Dilma Rousseff passaram pelo Salão Negro e seguiram pelo Salão Verde.
Do Salão Verde, Lula e Alckmin seguiram para no plenário da Câmara dos Deputados às 14h47, onde serão empossados como presidente e vice-presidente. Com até uma hora de duração, a cerimônia marca a tomada formal de posse e é comandada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco.