Secretária de Educação Rosa Sales fala sobre a importância da parceria que garante qualificação profissional a estudantes do EJA neste ano de 2023

Secretária de Educação Rosa Sales fala sobre a importância da parceria que garante qualificação profissional a estudantes do EJA neste ano de 2023

   Redação  0 comentários Catu BahiaCursos ProfissionalizantesEJAParceriasQualificação ProfissionalSecretaria de Educação

Os cursos são: auxiliar de cozinha, padeiro, agricultor orgânico e preparador de doces e conservas.

“Essa sempre foi uma preocupação prioritária da pasta desde o ínicio da nossa gestão”, destacou Rosa Sales, que pontuou a conquista como um marco para a educação na cidade.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, garantiu parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e com o Instituto Federal Baiano – IF Baiano ( Campus Catu), a fim de possibilitar a formação integral dos indivíduos da Educação dos Jovens e Adultos – EJA e sua inserção no mundo do trabalho. Serão ofertados, pelo SENAI, os cursos: operador de processos de industrialização de massas alimentícias, pães, bolos e biscoito, mecânica em motocicletas, com carga horária de 200 horas, no turno vespertino. Já para o eixo IV, serão ofertados os cursos pelo IF Baiano, com duração de 2 anos, simultâneamente com aulas regulares, no turno noturno. Os cursos são: auxiliar de cozinha, padeiro, agricultor orgânico e preparador de doces e conservas, os quais serão escolhidos, por escola que atende a modalidade EJA.

Para secretária de Educação Rosa Sales, ” uma preocupação prioritária da pasta, pois entendemos desde o ínicio que precisávamos dar um direcionamento em relação ao objetivo destes estudantes, porque esse público ou é quem trabalha ou que precisa de uma orientação profissional, para dar seguinento a sua caminhada em termos de inserção no mercado de trabalho, empreendedorismo… E pensamos em associar o trabalho da vida escolar, atrelado a uma parceria com o SENAI e com Instituto Federal Baiano, para uma oferta de formação profissional, por que aí poderiámos gerar uma perspectiva de vida para esssas pessoas, para que esse indivíduo possa alçar voos, ou empreendendo ou qualificando sua mão-de-obra de forma profissional.” Enfatizou.

Ainda segundo a Secretária de Educação, ” isso representa um ganho muito grande para o município catuense, porque é um público que já tem idade para trabalhar, mas precisa de oportunidades e orientação para estudar e ao mesmo tempo se capacitar. Para tanto, o municípo precisa oferecer viabilidade para que isso aconteça e devidamente direcionado, essa parcela da sociedade venha gerar futuramente renda para suas famílias fomentando a economia local. ” Pontuou Rosa.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.