Rui Costa veta nome ligado à Bolsonaro em importante Ministério; saiba quem:

Rui Costa veta nome ligado à Bolsonaro em importante Ministério; saiba quem:
Veto do ministro da Casa Civil, Rui Costa, vem após o titular de Ministério afetado negar resistência a nome.

O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, vetou a nomeação de um técnico ligado à gestão Bolsonaro (PL) para o Ministério de Minas e Energia (MME), dias após o titular da pasta, Alexandre Silveira, negar publicamente qualquer resistência do governo Lula (PL) ao nome.

Bruno Eustáquio, de acordo com o Estadão, tinha o aval de Silveira por, segundo ele, trabalhar na estruturação da privatização da Eletrobrás e ser um “grande técnico”, o que o credenciaria para a secretaria-executiva do MME.

Ele ocupou cargos de relevância no governo Bolsonaro. Além de secretário-executivo adjunto do órgão, Eustáquio depois migrou para a pasta da Infraestrutura, onde também ocupou a mesma função.

Mas, de acordo com interlocutores que acompanham o caso de perto, a decisão pelo veto partiu do próprio Rui e da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior (PT). A resistência quanto ao nome de Eustáquio vinha dificultando a formação do segundo escalão do MME.

Pelo histórico recente, a possível permanência do técnico no alto escalão do MME no novo governo do PT sofreu intensa resistência do movimento sindical e de organizações sociais voltadas ao setor elétrico nas últimas semanas.

Com a deliberação de Rui, Silveira agora terá de buscar outro quadro para sua estrutura de comando. Na semana passada, quando elogiou Eustáquio, disse que havia outros dois nomes em análise, mas não citou nomes.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.