História: Teatro Castro Alves também teve grande incêndio antes da inauguração.

História: Teatro Castro Alves também teve grande incêndio antes da inauguração.
Conheça a história do primeiro incêndio do Teatro Castro Alves.

Um incêndio aconteceu na tarde desta quarta-feira (25) no Teatro Castro Alves, localizado no bairro do Campo Grande em Salvador. Porém, esse não foi o primeiro caso de fogo no local. Aliás, bem antes do local ser inaugurado, uma situação semelhante aconteceu.

Na madrugada do dia 9 de julho de 1958, aconteceu um incêndio no teatro, faltando cinco dias para sua inauguração, destruindo o bloco principal do TCA.

As causas desse caso são até hoje desconhecidas e o governador da Bahia na época era Antônio Balbino, que tinha aberto o local para visitação pública antes da abertura oficial. O governante prometeu reconstruir o teatro.  A Concha Acústica não foi atingida e foi inaugurada em abril de 1959.

A reconstrução do Teatro Castro Alves durou noves anos, passando por mais três governos, também passando pela Ditadura Militar, que começou em 1964. Nessa época, surgiria a famosa vanguarda do teatro brasileiro, Lina Bo Bardi realizou a ocupação no teatro ainda em ruínas e com um cenário de renovação lançou o “Opera dos Três Tostões”, de Martim Gonçalves, baseado na obra de Bertold Brecht.

A inauguração então ocorreu de fato no dia 4 de março de 1967, ainda no período do Regime Militar, no governo de Lomanto Júnior. A solenidade contou com a presença do então presidente da República, Castelo Branco e com outras autoridades da época.

A festa teve uma programação que durou um mês, com apresentações da Companhia Nacional de Ballet, Quinteto Villa Lobos, o espetáculo teatral “Oh Que Delícia de Guerra”, o show “Rosa de Ouro”, com Clementina de Jesus e Paulinho da Viola, além do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi e do Madrigal da Universidade Federal da Bahia, entre outros. 

Além disso, houve também um recital de poesias em comemoração aos 120 anos de nascimento de Castro Alves, o Poeta dos Escravos.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.