BC inicia reunião para definir futuro da taxa básica de juros.

BC inicia reunião para definir futuro da taxa básica de juros.

Expectativas do mercado financeiro apontam para a manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano, o maior patamar desde 2017.

Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) começa nesta terça-feira (31) a reunião que vai definir a taxa básica de juros que permanecerá vigente até o fim de março. A expectativa é de que a taxa Selic seja mantida em 13,75% ao ano, o maior patamar desde o início de 2017.

Nesta terça, o presidente do BC, Roberto Oliveira Campos, e os oito diretores da autoridade monetária realizam apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas da economia e o comportamento do mercado financeiro.

Amanhã (1º), o comitê projeta as possibilidades futuras e define a nova Selic. A decisão a respeito dos novos juros será anunciada após as 18h, e ficará vigente pelo menos até o início de fevereiro, quando os diretores do BC voltam a se encontrar para discutir novamente a conjuntura econômica nacional.

No último encontro, quando manteve a Selic em 13,75% ao ano, o Copom afirmou que o ambiente inflacionário continua desafiador e garantiu que “não hesitará” em retomar o ciclo de ajuste dos juros caso o processo de desinflação não transcorra como esperado.

Segundo analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo BC, a Selic será mantida no atual patamar na reunião desta quarta-feira. O avanço das expectativas para a inflação mostra um período mais prolongado dos juros elevados, com a taxa em 12,5% ao ano do ano e de 9,5% ao ano em dezembro de 2024.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.