As consequências da guerra na Ucrânia para o Brasil

As consequências da guerra na Ucrânia para o Brasil

História por Alexandre Schossler • Há 1 h

3323 Comentários

Elevação nos preços de commodities pressionaram inflação, mas também geraram dividendos para o Brasil, que é tanto produtor como consumidor delas. No plano geopolítico, país evita melindrar tanto Ocidente quanto Rússia.

Um ano atrás, a Rússia invadiu a Ucrânia, dando início a uma guerra cujos efeitos geopolíticos e econômicos são sentidos não só na Europa, mas também em países sem qualquer relação direta com o conflito, como o Brasil.

Nós focamos em sua segurança. Você, foca em seu game.

PublicidadeKaspersky

Nós focamos em sua segurança. Você, foca em seu game.

Os primeiros efeitos que surgiram para o Brasil, logo após o início da guerra, foram econômicos. A guerra elevou os preços dos combustíveis e da energia – a Rússia, afinal, é o maior exportador mundial de gás natural e o segundo maior exportador de petróleo.

O barril de petróleo logo passou de 100 dólares, para alcançar o pico de 130 dólares, o que se refletiu também na elevação dos preços dos combustíveis, pressionando, assim, a inflação em todo o mundo, inclusive no Brasil.

No outro lado, a alta internacional do petróleo ao longo de 2022 elevou os lucros das empresas petrolíferas, entre elas a Petrobras, que, assim como outras petrolíferas, registrou lucros exorbitantes: R$ 145 bilhões nos três primeiros trimestres do ano passado, quase o dobro do mesmo período de 2021.

Esse valor extraordinário fez com que a política de preços para os combustíveis praticada pela estatal se tornasse um dos temas da campanha eleitoral do ano passado.

Logo após início do conflito na Europa, preços dos combustíveis dispararam no Brasil

0

Bolsonaro foi a Moscou falar sobre fertilizantes com Putin

Em Brasília, Olaf Scholz recebeu uma negativa ao envio de armas para a Ucrânia

Continuar lendo

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.