Mulheres ocupam menos de um terço dos cargos de liderança na indústria

Mulheres ocupam menos de um terço dos cargos de liderança na indústria

Pesquisa da CNI mostra ainda que 6 em cada 10 empresas industriais contam com políticas para promoção de igualdade de gênero

As mulheres respondem por 29% dos cargos de liderança na indústria. Ao mesmo tempo, em cada 10 indústrias brasileiras, 6 contam com programas ou políticas de promoção de igualdade de gênero, e 61% delas afirmam ter esses programas há mais de cinco anos.

Os dados são de pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher. O levantamento, feito com mil executivos industriais —  dos quais 40% são mulheres —, mostra também que 57% dos entrevistados dão importância alta ou muito alta às políticas de gênero.

“Os resultados mostram que a questão da igualdade no mercado de trabalho passa por uma mudança cultural. Isso demanda que mais mulheres estejam atuando dentro dos setores econômicos e em posições que permitam que elas participem do debate. Somente com mais mulheres atuando e participando da discussão é que nós conseguiremos quebrar um pouco dessa cultura machista e tornar o mercado de trabalho, o setor industrial, mais receptivo a elas”, avalia Anaely Machado, especialista em mercado de trabalho da CNI.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.