Bloqueio de vacinação é adotado para conter disseminação da raiva animal em bairros da cidade

Bloqueio de vacinação é adotado para conter disseminação da raiva animal em bairros da cidade

Mais de 3.600 cães e gatos são imunizados em medida preventiva

No último dia 28/02, a cidade recebeu a confirmação de um resultado positivo para raiva animal em um morcego enviado ao Laboratório Central (LACEN). Diante disso, no dia seguinte, foi iniciado um bloqueio de vacinação como medida estratégica para conter a cadeia epidemiológica.

O procedimento de bloqueio consiste em vacinar o maior número possível de cães e gatos em uma determinada região, a fim de prevenir a disseminação da doença. As localidades e bairros que receberam a vacinação foram: Gravito, Pau Lavrado, Pioneiro, Alexandre Ferreira, Boa Vista, Centro, Santa Rita, Bom Viver e Barão de Camaçari. Também foi disponibilizado um ponto fixo na Central de Endemias para que os animais pudessem ser vacinados.

No total, foram vacinados 2.304 cães e 1.372 gatos. A Secretaria de Saúde está em contato com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB para adoção de novas medidas preventivas. No dia 29/03, uma reunião será realizada para discutir estratégias para evitar a disseminação da raiva animal na cidade.

A vacinação é uma medida crucial para prevenir a raiva animal, uma doença transmitida por mordidas de animais infectados que pode ser fatal tanto para animais quanto para seres humanos. Por isso, é importante que os donos de animais de estimação estejam sempre atentos ao calendário de vacinação e levem seus pets para receber a imunização.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.