Defesa Civil contabiliza 9,3 mil afetados por chuvas e 74 desabrigados na Bahia

Defesa Civil contabiliza 9,3 mil afetados por chuvas e 74 desabrigados na Bahia

Quinta-Feira, 27/04/2023 – 09h30Um novo balanço da Defesa Civil do Estado [Sudec] apontou 9,3 mil pessoas afetadas pelas chuvas desde a semana passada (ver casos aquiaqui e aqui). Os dados foram divulgados na noite desta quarta-feira (26). Até o momento, 74 pessoas estão desabrigadas e 9.261, desalojadas. As últimas não perderam os imóveis em que moram. 

Os números correspondem às ocorrências registradas em 26 municípios, sendo cinco deles com situação de emergência (SE) decretada. Os 26 afetados são: Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte, Itapebi e Porto Seguro. Os demais municípios afetados são: Anagé, Canavieiras, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.

RODOVIAS COM TRECHO ALTERADO

Ainda segundo a Sudec, duas rodovias ainda seguem com trânsito prejudicado. Uma é a BA-283 [Itabela – Guaratinga] em que houve um rompimento de bueiro devido às chuvas da madrugada da última sexta-feira (21). Uma escavadeira hidráulica já está no local e a equipe aguarda a melhoria das condições climáticas para iniciar os serviços. A passagem de veículos permanece sinalizada e em meia pista.

outro trecho afetado fica na BA-001 [Belmonte – Santa Cruz Cabrália]. No local, um bueiro também foi rompido e causou a formação de uma cratera. Carros que passam pela via seguem em meia pista. A equipe também aguarda a melhora do tempo para iniciar os serviços.

Ainda segundo a Sudec, nesta quarta mais dois caminhões carregados com suprimentos de kits humanitários foram enviado para os municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Belmonte, incluindo comunidades indígenas, afetadas pelas chuvas.

Ao todo, já foram deslocados nove caminhões em direção ao Sul e Extremo Sul da Bahia, somando 34 toneladas de alimentos, 10 mil litros de água mineral, cerca de 1,5 mil colchões e 1,5 mil cobertores, além de 17 mil metros quadrados de lona para cobertura de encostas. 

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.