O Voto de Silêncio de Lula

O Voto de Silêncio de Lula

A capa da Revista Veja desta semana destaca a preocupação com as incertezas sobre o plano econômico de Lula, candidato a presidente da República nas eleições de 2022.

Os processos eleitorais costumam ser vistos como uma oportunidade para discussão do futuro do país, de suas carências e seus objetivos por meio de propostas que permitam aos eleitores balizar sua escolha.  

Lula tem escorado seu discurso de campanha em um pilar: a experiência acumulada em seus dois mandatos anteriores.

Diretrizes claras e transparência nas propostas são fundamentais não apenas para tranquilizar o mercado e evitar surtos especulativos, mas também para permitir que investidores e empresários planejem suas iniciativas futuras. 

“Não acredito que o Lula vá fazer loucuras, mas ele está cercado de velhas ideias e velhos companheiros, que não são aquilo que o mercado gostaria de ver”, analisa Ricardo Lacerda, sócio fundador do banco de investimentos BR Partners. 

Em seus discursos Brasil afora, Lula já declarou que não manterá o teto de gastos, 

chegou a ameaçar reverter a privatização da Eletrobras e tem anunciado medidas de grande impacto fiscal, como a promessa feita na semana passada de estender a isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais.

A poucos dias de um pleito que pode lhe dar o terceiro mandato, Lula não apenas deixa em aberto a linha que pretende seguir, como o perfil ideal de seu futuro ministro.  Tamanha indefinição não tem provocado desconforto apenas no mercado, mas também dentro da própria equipe de campanha de Lula. 

Fonte: Veja

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.