PT quer travar indicações de Bolsonaro ao Judiciário e postos no e exterior

PT quer travar indicações de Bolsonaro ao Judiciário e postos no e exterior
  • Equipe de Lula quer frear indicações de Bolsonaro para o Judiciário e para postos diplomáticos;
  • Objetivo é impedir que as sugestões sirvam a um projeto político do grupo que vai deixar o governo;
  • Alguns nomes já foram sugeridos e outros ainda não.

A equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer frear as indicações que o presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou ou vai enviar para posições de alta hierarquia no Judiciário e para postos diplomáticos no exterior.

Conforme apurado pela coluna de Valdo Cruz, do g1, o objetivo é impedir que as sugestões sirvam a um projeto político do grupo que vai sair do governo.

No caso do Judiciário, a avaliação é de que aliados de Bolsonaro têm interesse em sugerir nomes tanto por questões políticas quanto por processos em tramitação na Justiça. Antes de deixar o cargo em 31 de dezembro, o atual presidente pode indicar 16 desembargadores de tribunais regionais federais.

Com relação aos postos no exterior, diplomatas já foram indicados e agora aguardam a votação no Senado. O que a equipe do petista quer é evitar essa análise até a posse de Lula, em 1º de janeiro, já que o comum é que o presidente que está saindo aprove as indicações para premiar os diplomatas que trabalharam com ele durante o governo.

A ideia não é barrar todas as indicações, mas permitir que o futuro ministro das Relações Exteriores – que ainda não foi escolhido – faça a análise individual dos nomes sugeridos antes de mantê-los.

‘Revogaço’

A primeira semana de governo de Lula em janeiro de 2023, deve ser marcada por um “revogaço” de portarias e decretos publicados durante a gestão de Bolsonaro que facilitaram o acesso a armas de fogo e dificultaram o combate ao desmatamento.

A lista exata de normas que devem ser derrubadas ou modificadas começará a ser decidida esta semana, com o início dos trabalhos da equipe de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, coordenada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).

Sobre a questão ambiental, a equipe de transição do governo eleito vai mapear as principais mudanças feitas na legislação pelo governo Bolsonaro que podem ser revogadas imediatamente, assim que Lula tomar posse em janeiro.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.