Em meio à crise humanitária do povo Yanomami, deputados buscam dar andamento a projetos de mineração na Amazônia no Legislativo e no Executivo. Foto: Pixabay

MEIO AMBIENTE

DEPUTADOS IGNORAM CRISE YANOMAMI E ARTICULAM POR MINERAÇÃO NA AMAZÔNIA

Ainda em meio ao enfrentamento à crise humanitária vivenciada pela população Yanomami, que sofre com surtos de malária, intoxicação por mercúrio e fome em decorrência do garimpo realizado clandestinamente dentro de reservas indígenas, parte da Câmara dos Deputados já se esforça para retomar a discussão sobre a legalização da mineração dentro ou próxima de terras indígenas na Amazônia. Um deles, Saulo Vianna (União-AM), tenta articular com o governo a liberação de um ponto de escavação de potássio na região.

A questão da mineração em terras indígenas foi um dos temas centrais da Câmara no primeiro semestre de 2022, quando foi aprovado o requerimento de urgência do projeto que legaliza a prática, o PL 191/2020. O projeto foi defendido pelo antigo governo, que procurava permitir acesso às jazidas de cloreto de potássio, matéria-prima de fertilizantes utilizados para potencializar a produção de frutos e grãos. Hoje, esses fertilizantes são importados principalmente do Canadá e dos países do Leste Europeu.

Saulo Vianna não é o único a retomar a discussão. O deputado Evair de Mello (PP-AL), vice-líder do antigo governo, afirma que já trabalha junto a outros parlamentares defensores da proposta para conseguir pautar novamente no Congresso Nacional a mineração em terras indígenas na Amazônia, cujo projeto de lei aguarda a indicação dos membros de seu grupo de trabalho para seguir a tramitação.

Soberania

Tanto para Evair de Melo quanto para Saulo Vianna, a extração de potássio na Amazônia é uma questão de soberania. “A exploração sustentável do potássio em Autazes pode tirar o Brasil da segunda posição como maior importador deste importante fertilizante para um dos maiores exportadores do mundo, além de fortalecer a economia do Amazonas”, defendeu o deputado amazonense sobre a mina que trabalha para conseguir a abertura.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.