Lula diz que regra fiscal será divulgada após viagem à China: ‘É preciso discutir um pouco mais’

Lula diz que regra fiscal será divulgada após viagem à China: ‘É preciso discutir um pouco mais’

História por Weslley Galzo • H

Personalizar

Estadão

EstadãoSeguir

Exibir Perfil

Lula diz que regra fiscal será divulgada após viagem à China: ‘É preciso discutir um pouco mais’

História por Weslley Galzo • Há 1 h

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, 21, que decidiu adiar o anúncio da proposta do novo arcabouço fiscal para o mês de abril, após o retorno da viagem oficial que fará à China no fim desta semana.

Lula disse ser contra a “pressa” do sistema financeiro sobre o novo marco que vai substituir o teto de gastos, a regra que atrela desde 2017 o crescimento das despesas à inflação.

“Por que eu decidi [não validar a proposta]? Porque é preciso discutir um pouco mais. A gente não tem que ter a pressa que algumas pessoas do setor financeiro querem. Eu vou fazer o marco fiscal, eu quero mostrar ao mundo que tenho responsabilidade”, disse em entrevista ao portal Brasil 247.O presidente defendeu ainda que o ministro da FazendaFernando Haddad, esteja no Brasil após o anúncio para debater o tema. Haddad também viajará à China. “Eu falei para o Haddad: ‘Olha, nós não temos que indicar o nosso modelo de marco fiscal agora. Nós vamos viajar para China, quando a gente voltar, Haddad, você reúne, sabe”, disse Lula. “O Haddad não pode comunicar e sair. Haddad tem que anunciar e ficar aqui para debater, defender, dar entrevista, conversar. O que não dá é a gente avisar e ir embora”, continuou.O presidente minimizou a pressão enfrentada pelo ministro da Fazenda, vinda de membros do Partido dos Trabalhadores. “Haddad pensa igual ao governo, não há nenhum problema do PT contra ele”, disse Lula durante a entrevista. “Tenho certeza que Haddad vai ajudar a resolver a questão da economia… É uma questão de tempo”. Lula destacou ainda o histórico de Haddad à frente da pasta da Educação e a sua competência para “fazer o que tem que ser feito”.

catufm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.